sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Painéis Funarte de Regência Coral.
Para aprticipar das oficinas, o interessado deve procurar a Secretaria de Cultura do Crato para efetuar gratuitamente a sua inscrição até o dia 04 de Dezembro do corrente ano.
Período: 05 a 08 de Dezembro
Local das inscrições: Secretaria de Cultura do Crato
Centro de Referência Cultural e Turística do Araripe (Largo da REFFSA)
Rua Teopisto Abath s/n - Tel.: (88)3521-9600
alinecultura2@yahoo.com.br
del_conr@yahoo.com.br
lookdokariri@gmail.com
Local de realização: Teatro Municipal Salviano Saraiva Arraes (Calçadão)
Coordenação local: Secretaria de Cultura do Crato
Secretária de Cultura: Danielle Maria Ferreira Esmeraldo
Professores: Padre Pedro (Rio Grande do Norte) e Rodrigo Affonso (Rio de Janeiro).
Pianista Acompanhadora: Stella Junia (Rio de Janeiro)
IMPORTANTE:
1 - Cada participante será responsável por sua alimentação, hospedagem e traslados.
2 - Para sugestão de hospedagem e alimentação, contatar com a coordenação local.
3 - As oficinas ou cursos serão, não só para regentes mas, para coralistas, cantores solos e toda pessoa que realize alguma atividade voltada para o canto.
4 - Só receberão certificados os participantes que obtiverem 75% de presença.
EXPOSIÇÃO: Augusto Pessoa
A exposição contará com fotos de Augusto Pessoa e textos de Edson Lodi e Emersom Monteiro.
O projeto INTI é fruto da documentação fotográfica realizada por Pessoa, desde 1999.
Dia: 04 de dezembro (terça-feira)
Hora: 19h
Local: Restaurante e sanduicheria "Lá na Praça"- EM CRATO - CEARÁ
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
FLÁVIA WENCESLAU
MAIORES INFORMAÇÕES, acesse o site www.paraibaonline.com.br/entrevista13.phd e procure a redação da segunda-feira 26.11.2007.
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
18 CASOS DE DENGUE HEMORRÁGICA DO CRATO
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
MADRE ESMERALDO: parte para Deus, a "mãe" do Seminário.
Por Adelmir Barbosa
" Seus cabelos branquinhos reluziam ao sol da tarde após a aula, quando ela, calmamente, distribuia a famosa 'SOPA DA MADRE' aos alunos que retornavam para casa e a todo o povo que, como já era costume, vinha com seus depósitos, buscar um pouco para levar para casa. Fazia isso com grande prazer, embora soubesse que não podia resolver o problema. Pelo menos estava tentando e morreria tentando. E, certamente, se lhe fossem dadas condições, ela resolveria o problema da pobreza.
Seu andar lento, sua voz sempre baixinha eram apenas alguns pequenos traços de sua bondade; se levarmos em consideração tantos atributos presentes em uma só pessoa. A graça de Deus e de Maria certamente foram sua fortaleza inabalável, para o cumprimento tão evidente e tão paupável de uma missão de verdadeira Caridade. Toda uma vida doada aos pobres. O Crato chora a sua ausêcia, mas nem uma alma chorará mais que o povo que foi seu filho. O povo que durante muitos anos recebeu o seu carinho, a sua bondade e a sua caridade. Que Maria seja sua anfitriã na sua nova morada na casa de Deus e que um dia tenhamos a graça de nos encontrarmos".
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
cariricult.blogspot.com
CaririCULT
Arte, Cultura e Idéias em Movimento.
Por: Adelmir Barbosa
acesse o blog Cariricult!!!! É lá que você vai encontrar todo um conjunto de delícias que certamente agradarão a todos os orgãos dos sentidos não só da classe artística, mas de todo o povo que como eu se sentir apaixonado pelo Kariri a ponto de não me intimidar em revelar isso publicamente. Evidentemente, não é necessário ser um apaixonado pelo kariri, para se bater um pabo legal, discutir as questões que lá se apresentam ou mesmo para se informar sobre realidades que vem acontecendo na região.
Irmãos Aniceto recebem prêmio em Belo Horizonte .
terça-feira, 13 de novembro de 2007
O Nascer de um Espetáculo que Fala de Liberdade
O Bailarino Tiago Sousa, idealizador da performance pretende através da dança contemporânea e, numa "fusão" com o Balet Clássico, criar reais condições de levar o público a refletir sobre várias possibilidades em relação as prisões que o homem criou para uso próprio.
A pesquisa baseia-se numa história em que a personagem principal, passa quase todas as tardes a cantarolar com uma lata na cabeça. O homem da história é um senhor já falecido que morava na famosa ladeira do chafariz, Rua Cel. Ludgero no Bairro Pinto Madeira. Ele popularmente conhecido como seu Bandeira.
É claro que a história e o citado homem, servem apenas de base para o espetáculo que transforma um simples gesto de está com uma lata na cabeça, em algo que possa servir de base para a reflexão.
Nos tempos atuais, refletir é um bom meio de viver melhor; e a arte como sabemos, estabelece uma relação real com o individuo, sendo assim, capaz de transformá-lo.
Talvez o "grito" que é dado pelo bailarino com todos os elementos circunstanciados propositalmente, nos leve a compreender o que agora denominamos de "Um Muitos Fora da Lata"; espetáculo das artes cênicas que pode acontecer em qualquer espaço que ofereça as devidas condições de montar uma instalação que conta com cordas espalhadas por um espaço determinado pela a produção do mesmo, nas ocasiões de montagem da referida instalação – Cenografia do espetáculo que conta ainda, com várias latas presas por fios de nylon penduradas e também espalhadas criteriosamente.
De inicio tudo conspirou para dentro de uma sala acontecer o primeiro experimento com a presença do público. A ocasião se deu no FETAC/2007 (Festival de Teatro Amador de Acopiara-Ce. – Dentro da Programação Paralela do referido evento) e em outras circunstancias no palco tipo italiana. Acreditamos que as sensações variam conforme espaço de execução do experimento. Agora, nesta 9º Mostra SESC Cariri de Cultura, faremos o experimento no dia 12 (Segunda-feira) no Teatro Rachel de Queiroz na programação do "Cena do Cariri" espaço aberto para os grupos locais, como momento oportuno de mostrar o que temos de melhor sob uma ótica que se estabelece nos procedimentos do próprio evento. Não deixe de prestigiar o "Cena do Cariri" é lá que os espetáculos do Cariri se apresentarão.
por Wanderley Tavares